Sobre

Imagerie - Casa de Imagens

A

Imagerie – Casa de Imagens, fundada em Lisboa por Magda Fernandes e José Domingos, é uma estrutura que desenvolve ininterruptamente desde 2008 as suas atividades no âmbito da Fotografia, funcionando como plataforma de criação, espaço de aprendizagem e de partilha de conhecimento. O coletivo explora as possibilidades técnicas, conceptuais e artísticas da fotografia analógica e dos processos fotográficos alternativos na produção visual contemporânea. Em 2016, Sofia Berberan integra o coletivo enquanto autora e produtora.

A Imagerie – Casa de Imagens desenvolve as suas atividades a partir de vários eixos estruturantes:

1 – Projetos autorais de fotografia expostos em Lisboa, Amarante, Barreiro, Ponta Delgada, Setúbal, Porto, Vila do Conde, Espanha, México, EUA, Peru e Colômbia, e programação de exposições de fotógrafos nacionais e estrangeiros.

2 – Projetos para e com a comunidade, nomeadamente um serviço educativo em parceria com instituições de cariz cultural e comunitário, das quais destaca a Fundação Calouste Gulbenkian, o MUHNAC, a Trienal de Arquitetura, o Centro Cultural de Cascais, o Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, ou a APSA. Estas parcerias têm sido fundamentais na aquisição de uma experiência continuada de trabalho com públicos diferenciados – crianças e jovens em risco de exclusão social, população sénior e jovens com deficiência.

3 – Atividades e eventos continuados como o projeto “Latas na Cidade”, que tem desafiado o público a refletir sobre a natureza da fotografia, através da utilização de câmaras estenopeicas (destacam-se parcerias com a C. M. Lisboa, o TAGV, a Associação Experimentáculo, ou a Incubadora Cultural de Águeda), o “Photobook Club Lisboa”, que promove o diálogo entre o público e fotógrafos, autores e editores portugueses e estrangeiros sobre o trabalho de diversos agentes na produção de fotolivros, e o projeto “TOSCA”, uma câmara estenopeica feita de materiais reciclados e reutilizados desenvolvida pela Imagerie, com cariz didático e editorial.

4 – Na área da edição, desenvolve projetos autorais e editoriais independentes (TOSCAzine, Arquivo das Imagens Não Vistas) e livros de artista (Coleção Conto Azul), patentes em coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.

5 – Na área da publicação, destacam-se colaborações (com projetos fotográficos e/ou textos), com a revista de literatura ibero-americana Philos (BR), a revista Hand, Magazine for reproduction based art (EUA), a revista de fotografia contemporânea Propeller, a editora independente Huggly Books ou a editora Companhia das Ilhas (PT).

A intervenção desta estrutura com a comunidade e com o território tem marcado o seu percurso, explorando o potencial da fotografia como instrumento de mudança e integração social.

A Imagerie – Casa de Imagens foi apoiada pela C. M. Lisboa no desenvolvimento de projetos artísticos (projeto Conto Azul (2018); Biblioteca das Imagens Não Vistas (2019)) que envolveram a comunidade, promovendo a reflexão sobre as idiossincrasias do seu território.

Em 2019 o projeto Biblioteca das Imagens Não Vistas contou ainda com o apoio à circulação nacional por parte da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Magda e Domingos

Portefólio

parcerias

APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

Câmara Municipal de Águeda

Câmara Municipal do Barreiro

Centro de Educação Ambiental (Barreiro)

Centro de Experimentação Artística (Moita)

Centro Ciência Viva (Aveiro)

Centro Paroquial do Estoril

Espaço Mira (Porto)

Experimentáculo (Setúbal)

Festival A Porta (Leiria)

Festival Curt’Arruda (Arruda dos Vinhos)

FiM Colectivo

Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Dom Luís I (Cascais)

Greenfest (Estoril)

ISEG

InCa – Incubadora Cultural de Águeda

Lapso Galeria (Setúbal)

Miolo – Livraria e Galeria (Ponta Delgada)

Monte Dentro (Montemor-o-Novo)

Museus de Lisboa

Officina Noctua (Amarante)

Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Revista Philos (Brasil)

SMUP (Parede)

Syncview

Teatro Gil Vicente (Coimbra)

Teatro GRIOT

The Portfolio Project

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Vodafone

5D CreativeHub