
Sobre
A
Imagerie – Casa de Imagens, fundada em Lisboa por Magda Fernandes e José Domingos, é uma estrutura que desenvolve ininterruptamente desde 2008 as suas atividades no âmbito da Fotografia, funcionando como plataforma de criação, espaço de aprendizagem e de partilha de conhecimento. O coletivo explora as possibilidades técnicas, conceptuais e artísticas dos processos fotográficos alternativos e experimentais na produção visual contemporânea.
A Imagerie – Casa de Imagens desenvolve as suas atividades a partir de vários eixos estruturantes:
Oferta formativa: programação regular de oficinas práticas no atelier sobre processos fotográficos alternativos e experimentais, assim como formação pontual com artistas convidados.
Projetos educativos: em parceria com instituições de cariz cultural e comunitário, (Fundação Calouste Gulbenkian, MUHNAC, Trienal de Arquitetura, Centro Cultural de Cascais, Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, APSA, entre outras)
Trabalho autoral: exposições individuais e coletivas em Lisboa, Amarante, Barreiro, Ponta Delgada, Setúbal, Porto, Vila do Conde, Espanha, México, EUA, Peru e Colômbia, com projetos apoiados pela C.M. Lisboa
Projetos comunitários: projeto “Latas na Cidade”, que tem desafiado a comunidade a refletir sobre a natureza da fotografia, através da utilização de câmaras estenopeicas, projeto “TOSCA”, uma câmara estenopeica feita de materiais reciclados e reutilizados desenvolvida pela Imagerie, com vertentes didática e editorial, entre outros.
Edição: desenvolvimento de projetos autorais e editoriais independentes (TOSCAzine, Arquivo das Imagens Não Vistas) e livros de artista (Coleção Conto Azul), patentes em coleções públicas e privadas.
Publicação: colaborações (com projetos fotográficos e/ou textos), por exemplo, com a revista de literatura ibero-americana Philos (BR), a revista Hand, Magazine for reproduction based art (EUA), a revista de fotografia contemporânea Propeller, a editora independente Huggly Books ou a editora Companhia das Ilhas (PT).
Vários projetos da Imagerie – Casa de Imagens têm contado, desde 2018, com o apoio de estruturas públicas, como a C.M. Lisboa – Conto Azul (2018), Arquivo das Imagens Não Vistas (2019), Paradise Found, 2021), ou a D.G.Artes – Biblioteca das Imagens Não Vistas (2019), Paradise Found (2020) Burning with desire to see your experiments from nature (2021).
parcerias
APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger
Arquivo Histórico Municipal de Cascais
Câmara Municipal de Águeda
Câmara Municipal do Barreiro
Câmara Municipal de Cascais
Câmara Municipal de Santo Tirso
Câmara Municipal de Setúbal
Centro de Educação Ambiental (Barreiro)
Centro de Experimentação Artística (Moita)
Centro Ciência Viva (Aveiro)
Centro Paroquial do Estoril
Escola Superior de Educação (Lisboa)
Espaço Mira (Porto)
Estufa Fria de Lisboa
Experimentáculo (Setúbal)
Festival A Porta (Leiria)
Festival Curt’Arruda (Arruda dos Vinhos)
FiM Colectivo
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Dom Luís I (Cascais)
Greenfest (Estoril)
ISEG
InCa – Incubadora Cultural de Águeda
Jardim Botânico da Universidade do Porto
Lapso Galeria (Setúbal)
Maps (Mostra de Artes Performativas de Setúbal)
Miolo – Livraria e Galeria (Ponta Delgada)
Monte Dentro (Montemor-o-Novo)
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Officina Noctua (Amarante)
Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa
Revista Philos (Brasil)
SMUP (Parede)
Syncview
Teatro Gil Vicente (Coimbra)
Teatro GRIOT
The Portfolio Project
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Vodafone
5D CreativeHub