A Fotografia é Uma Ponte – Workshop de Retrato
Neste workshop intensivo, vamos adentrar ao universo do retratar e do ser retratado.
Em um formato dinâmico, trabalharemos a primeira parte de forma teórica, onde vamos nos inspirar analisando distintos artistas que utilizam o tema e faremos um breve exercício para quebrar o gelo antes de usar as câmeras.
Logo de um pequeno intervalo vamos à segunda parte que seria a prática, onde nos deslocaremos a uma locação ao ar livre para trabalharmos de uma maneira mais dinâmica o ato de fotografar pessoas e faremos retratos entre os próprios participantes do workshop.
Este não é um workshop técnico, aqui o foco é o Retrato como forma de conexão entre ambos os lados da câmera. Vamos trabalhar questões como “Porque fazer um retrato?”, “Como seria o retrato perfeito?” ou “Porque quero fazer um retrato desta pessoa específica?” e juntos tentaremos descobrir quais as respostas (e se realmente elas existem).
Importante:
– Trazer para o Workshop:
- Câmera (analógica com filme e/ou digital) – Qualquer modelo e marca.
Ter um mínimo de conhecimento de como usá-la. - Caderno e caneta para anotar exercícios e reflexões.
- Opcional: Vir com roupas “fotografáveis”, monocromáticas, coloridas e/ou interessantes para a parte prática do workshop.
- Opcional: Sanduiche/frutas/snacks – comida de preferência para se alimentar na hora do intervalo antes da parte prática.
– Não é necessário nenhum conhecimento profissional do tema.
– Todos os participantes que se inscrevam neste Workshop estão dispostos a serem fotografados pelos mesmos.
– A parte prática será realizada depois do intervalo no Jardim da Estrela às 15:00.
sobre a artista
Luiza Cavalcante é natural de Belém do Pará (norte do Brasil), vive e trabalha como fotógrafa profissional em Buenos Aires, Argentina, há mais de 10 anos. Formada em Artes Visuais e focada muito mais na fotografia, sempre esteve envolvida em diversas linguagens artísticas e artesanais: Bordado, cerâmica, encadernação, pintura, desenho, mas a fotografia sempre esteve presente desde seus 16 anos de idade.
Depois de ministrar distintas oficinas de arte, como Bordado sobre Fotografia e Auto-Retrato, hoje o Retrato sendo o foco da maior parte do seu trabalho, quer compartilhar alguns aprendizados e reflexões pessoais acerca deste tema.