Pinhole

oficina de fotografia estenopeica

DATA
a anunciar
HORÁRIO
10:30 - 14:30
VAGAS
4
DISPONÍVEIS
4

€30

A fotografia pinhole (do inglês buraco de agulha), ou estenopeica, é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que despoja a câmara de todos os acessórios “supérfluos”, criando imagens com o mínimo de recursos possível – basicamente, é a fotografia na sua essência.

E os recursos indispensáveis para realizar uma fotografia são: um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole, ou estenopo) e um material fotossensível, que pode ir de um rolo de filme, a um papel sensível, ou mesmo um sensor digital.

Nesta oficina, os participantes aprendem a construir a mais básica das câmaras fotográficas estenopeicas – a que usa como material fotossensível o papel fotográfico de preto e branco. Esta câmara fotográfica pode ser construída a partir de qualquer caixa, lata, ou compartimento no geral. As fotografias feitas com as câmaras construídas na oficina serão reveladas pelos participantes num laboratório tradicional. As restrições deste tipo de fotografia transformam-se, com a experimentação, em infinitas possibilidades e os resultados são quase sempre surpreendentes.

Materiais (consumíveis e didáticos) incluídos.

OUTRAS OFICINAS