Sensografia

oficina de fotografia experimental

DATA
a anunciar
HORÁRIO
10:30 - 13:30
VAGAS
4
DISPONÍVEIS
4

€60

A salvação da fotografia vem da experimentação. O experimentador não tem uma ideia preconcebida da fotografia. Ele atreve-se a chamar ”fotografia” a todos os resultados que possam ser obtidos por meios fotográficos, com ou sem câmara.

Laszlo Moholy-Nagy, 1947

A primeira oficina de fotografia experimental “Sensografia” baseia-se no processo criativo do livro “Sense”, de Magda Fernandes e José Domingos e nela pretende-se explorar criativamente as propriedades físico-químicas dos materiais fotossensíveis, combinando o seu processamento com o uso de objetos e substâncias que se encontram mais ou menos fora do âmbito da fotografia. Substitui-se o uso da câmara pelo privilegiar dos sentidos, num género de criação visual que depende mais das mãos e do instinto do que da visão.

Nesta oficina, abordar-se-ão duas técnicas de cameraless photography diferentes – o quimigrama – processo inventado nos anos 50 pelo artista plástico belga Pierre Cordier, e o fotograma, um processo que acompanha a fotografia, desde a sua invenção até à contemporaneidade.

Materiais (consumíveis e didáticos) incluídos.

OUTRAS OFICINAS