Paradise Found Lisboa – 2021

oficina - projeto - exposição - livro

“Paradise Found” é um projeto que pretende refletir sobre a sustentabilidade das práticas artísticas contemporâneas, especialmente da fotografia, através da exploração plástica dos espaços verdes urbanos, abordando áreas como a sua história e a sua importância, tanto sócio-cultural como ecológica e política, nos dias de hoje. A criação de projetos interdisciplinares que articulem arte e ciência são essenciais para uma prática artística adaptada ao contexto contemporâneo, pensando conceptualmente, mas também na prática, os projetos e as suas implicações na comunidade e no território, de forma sistémica. 

Com este projeto pretende-se criar uma obra visual que reflita sobre estes aspetos ao mesmo tempo que se exploram formas de criação fotográfica focadas na sustentabilidade e baseadas em inúmeros processos de impressão e captação fotográficos experimentais e alternativos, alguns dos quais recorrem às propriedades fotossensíveis das próprias plantas, explorando-se também questões como a manipulação da matéria e a permanência da imagem.

A edição de 2020* teve como resultado uma exposição coletiva dos projetos de 7 autores, criados numa oficina que se desenvolveu entre setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Para a edição de 2021 propõe-se uma exposição em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Esta exposição será criada por 4 autores (selecionados mediante inscrição), que a desenvolverão a partir de uma oficina de longa duração orientada pela Imagerie nas suas instalações (na 5D_CreativeHub) e nos próprios espaços verdes. As obras produzidas nesta oficina e a respetiva exposição/instalação, assim como textos de investigação criados durante o processo serão divulgados numa publicação independente do atelier Imagerie, de cariz simultaneamente artístico e técnico, que terá como objetivo a perpetuação dos trabalhos por natureza efémeros, assim como partilhar os resultados da investigação que culminará com essa exposição.

Candidatura

Candidaturas fechadas!

os candidatos serão informados dos resultados por email até ao dia 31 de maio.

A participação neste projeto é gratuita.

Oficina:

sábados de 26 de junho a 31 de julho de 2020

Exposição:

setembro/outubro de 2021

Projetos

Latas Na Cidade | TOSCA | Conto Azul | Biblioteca das Imagens Não Vistas | Paradise Found