
Paradise Found Lisboa – 2021

Exposição coletiva - 27 NOV - 11 DEZ
Nesta exposição são apresentados os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Paradise Found 2021”*.
Os autores da exposição – Atelier Alberto (Maria Lopes e Hugo RC), Mariana Hartenthal, Rita Faia e Vera Gonçalves – desenvolveram as suas obras entre junho e novembro de 2021, baseadas em quatro espaços verdes da cidade de Lisboa, no contexto de uma oficina prática colaborativa de pesquisa e criação, orientada pela Imagerie – Casa de Imagens.
Os espaços verdes têm uma importância crucial e crescente dentro das malhas urbanas. Mais do que os aspetos científicos desta importância, são lugares onde se criam e cruzam experiências e memórias individuais e coletivas. Têm ainda a capacidade de nos fazer lembrar a nós, seres urbanos, do lugar de onde vimos, ao qual pertencemos, e dentro do qual vivemos.
O projeto Paradise Found, lançado pelo atelier Imagerie – Casa de Imagens em 2020, e que engloba várias vertentes, entre as quais a expositiva, tem como objetivo a promoção da reflexão sobre estes aspetos transpondo-a para obras visuais que enformem as abordagens de cada autor em modos de produção conscientes do impacto que podem ter no sistema sobre o qual refletem e que nesta exposição se materializam em obras criadas, por exemplo, com recurso a materiais orgânicos (na produção das imagens e na apropriação de matérias) que lhes conferem um caráter singular e por vezes, tal como a própria natureza, efémero.
A exposição de 2021 conta com quatro propostas de cinco autores – Atelier Alberto (Hugo RC e Maria Lopes), Mariana Hartenthal, Rita Faia e Vera Gonçalves que desenvolveram os seus projetos baseados em espaços verdes muito diversos da cidade de Lisboa, tais como o Parque Silva Porto (Mata de Benfica), o Jardim Botânico Tropical, o Jardim do Campo Grande e a Estufa Fria. Estas propostas, tais como os próprios lugares em que se inspiram, têm formas diversas de se manifestarem – além da vertente visual dos espaços, qualidade primeira do tratamento que a fotografia habitualmente realiza, as obras remetem também para a memória, individual ou coletiva, real ou ficcionada, presente nas próprias imagens ou nas formas de as expor, e para outras dimensões que tão bem a invocam, como a olfativa, a literária e a histórica.
Imagerie – Casa de Imagens
Horários da exposição:
sábado (27/11): inauguração 16:30 – 19:00
domingo (28): 10:30 – 14:00
terça (30): 11:00 – 16:00
quarta (1/12), quinta (2), sexta (3): 16:00 – 19:00
sábado (4): 10:30 – 16:30
segunda (6): 11:00 – 16:00
quarta (8), sexta (10): 16:00 – 19:00
sábado (11): 10:30 – 19:00
*“Paradise Found”, lançado em 2020 pela Imagerie – Casa de Imagens, é um projeto que pretende refletir sobre a sustentabilidade das práticas artísticas contemporâneas, especialmente da fotografia, através da exploração plástica dos espaços verdes urbanos, abordando áreas como a sua história e a sua importância, tanto sócio-cultural como ecológica e política, nos dias de hoje. A criação de projetos interdisciplinares que articulem arte e ciência são essenciais para uma prática artística adaptada ao contexto contemporâneo, pensando conceptualmente, mas também na prática, os projetos e as suas implicações na comunidade e no território, de forma sistémica.
O projeto tem em vista a criação de obras visuais que reflitam sobre estes aspetos ao mesmo tempo que se exploram formas de criação fotográfica focadas na sustentabilidade e baseadas em inúmeros processos de impressão e captação fotográficos experimentais e alternativos, explorando-se também questões como a manipulação da matéria e a permanência da imagem.
A edição de 2020* teve como resultado uma exposição coletiva dos projetos de 7 autores, criados numa oficina que se desenvolveu entre setembro de 2020 e janeiro de 2021.
Para a edição de 2021 propõe-se uma exposição em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Esta exposição será criada por 4 autores (selecionados mediante candidatura), que a desenvolverão a partir de uma oficina de longa duração orientada pela Imagerie nas suas instalações (na 5D_CreativeHub) e nos próprios espaços verdes. As obras produzidas nesta oficina e a respetiva exposição/instalação, assim como textos de investigação criados durante o processo serão divulgados numa publicação independente do atelier Imagerie, de cariz simultaneamente artístico e técnico, que terá como objetivo a perpetuação dos trabalhos por natureza efémeros, assim como partilhar os resultados da investigação que culminará com essa exposição.
Candidatura
Candidaturas fechadas!
Oficina:
sábados de 26 de junho a 31 de julho de 2020
Exposição:
27 de novembro a 11 de dezembro de 2021