Workshop de Introdução à Encadernação Artesanal para Projetos Criativos

DATA
2 e 9 de junho
HORÁRIO
14:30 - 18:30
VAGAS
5
DISPONÍVEIS
2

€90

Nesta oficina vais aprender a encadernar um livro à mão. Poderás escolher entre duas técnicas de encadernação: em cadernos ou com encadernação japonesa. Aprenderás também a construir uma capa rígida com tecido.

Sessão 1
Apresentação das diferentes técnicas de encadernação
Preparar um tecido para encadernação
Construção da capa

Sessão 2
Noções sobre impressão em cadernos (Indesign, Acrobat, Preview)
Costura em cadernos ou japonesa
Montagem de miolo e capa (para encadernação em cadernos)

Todos os materiais e pdf sobre as técnicas incluídos
***Se tiveres um tecido de algodão fino que gostarias de usar para a capa, traz para a primeira sessão!***

Importante: O livro pode ser construído com páginas em branco ou com um projeto existente que poderá ser impresso entre sessões. O tamanho máximo do livro será A5 (15 x 21 cm) com um máximo de 60 páginas

sobre a artista

Francesca Faulin, nasceu em Veneza em 1985. É licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade de Milão. Trabalhou na área do marketing em Berlim. Tem uma pós-graduação em fotografia artística pelo IPCI de Lisboa.
Apesar de sempre ter fotografado em analógico, o seu percurso no mundo dos processos alternativos de câmara escura começou realmente em Lisboa, e precisamente no laboratório da Imagerie em 2019. Nos últimos anos tem-se focado em projetos autorais e de investigação e reinterpretação de arquivos que têm sido expostos em Portugal e Espanha, e na produção e auto-publicação de um livro de artista. Participou nas últimas três edições da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa com três maquetes e um livro auto-publicado.

Este workshop insere-se na programação Folha em Branco.
Com a “Folha em Branco” o atelier Imagerie – Casa de Imagens abre as portas do atelier para que outros artistas venham partilhar as suas experiências.
OUTRAS OFICINAS